Há muito tempo existe uma corrente entre os grandes chefs mundiais que foram para o campo conhecer seus insumos, foram conhecer os ingredientes que tornavam seus pratos especiais, viram o que a terra bem cuidada podia produzir e passaram a trocar conhecimento com produtores e fornecedores desses ingredientes.
Com o passar do tempo criou-se dentro da gastronomia um entendimento de que a responsabilidade do chef em entregar um produto final saudável ao cliente era sua, porém essa refeição não poderia ser entrega a qualquer custo, ou seja, a natureza não podia mais pagar o preço daquela refeição.
Foi com essa responsabilidade em mente que uma união mundial de chefs se desenvolveu e foram para o campo ajudar o produtor e estes chefs aprenderam com eles como se produzia alimentos saudáveis de forma que o impacto sobre o meio ambiente fosse o mínimo possível, reorganizando todo o processo de produção. Coube aos profissionais da cozinha tomar consciência disso e começaram a adquirir produtos de procedência orgânica advinda de uma agricultura que fosse corresponsável pela preservação do ambiente e respeitasse normas de produção que entregassem um produto de qualidade excepcional de baixo impacto ambiental.
Há quase duas décadas procuramos nos enquadrar nessa reforma gastronômica, enfim tivemos a chance de realizar um sonho, conseguimos nos encontrar com a cadeia produtiva, fomos apresentados aos profissionais que sempre quisemos conhecer, vimos de perto o curso técnico em agroecologia em no município de Terra Nova.
Um projeto educacional voltado para ensinar jovens produtores a serem responsáveis com o ambiente e com as pessoas, esse projeto desenvolve cidadãos proativos, pesquisadores, e cientes de seus papéis dentro da sociedade, a nossa surpresa foi absoluta, uma excelência tão grande e gratificante.
Fomos conhecer de onde vinham produtos de boa procedência e conhecemos gente e histórias, conhecemos sonhos e um projeto que está se concretizando dia a dia de uma forma tão extraordinária que nos emocionou varias vezes no decorrer desse dia, conhecemos algo que foi tão além da nossa expectativa que não tivemos outra coisa a fazer a não ser ficarmos perdidamente apaixonados pela experiência e que ficou profundamente marcada nos nossos pensamentos e nos nossos corações.
Hoje temos consciência da nossa responsabilidade na gastronomia, nos sintimos o elo entre aqueles produtores e o consumidor final, procuramos por muito tempo nosso lugar nessa cadeia, e encontramos não só oque procurávamos, encontramos um time de profissionais incríveis, com professores e produtores que se juntaram numa verdadeira foça tarefa multidisciplinar.
Ver uma equipe de profissionais com esse grau de comprometimento, de áreas tão distintas e todas focadas no mesmo resultado enche os olhos, isso não acontece por acaso, uma força muito maior une esses profissionais, um amor que vai além do conhecimento acadêmico, os sonhos individuas estão em harmonia, são pessoas que falam a mesma linguagem, é emocionante ver algo tão grande e com tantas almas preciosas trabalhando como um só organismo que quer resgatar o equilíbrio entre o ser humano e a terra, revigorando a saúde de ambos.
Saber que gente de diferentes formações, provenientes de locais distantes estão reunidas nesse projeto e que são capazes de alterar a percepção das pessoas de saberem que somente através da reeducação alimentar e produtiva, conseguirão ser saudáveis, é lindo. Agora, ter consciência de que somos parte dessa equipe de profissionais nos deixa em êxtase, isso ultrapassou e muito nossos mais ambiciosos sonhos que não encontramos dentro dos bons adjetivos que conhecemos, uma palavra que possa enaltecer nosso sentimento de alegria. Os trabalhos estão apenas no início, e serão árduos, os frutos talvez não cheguemos a vê-los nessa vida, prestamos um serviço trasngeracional, as pessoas que se beneficiarão desse projeto pode ser que nem tenham nascido ainda, Nós começamos algo que terá eco na história, talvez um dia sejamos estudados, talvez um dia alunos saibam que profissionais se uniram para lutar pelo direito daqueles alunos de serem saudáveis e de conhecerem um mundo equilibrado.
Tudo tem um começo e a mais bela página das nossas vidas profissionais começou a ser escrita agora.
Comentarios